PESQUISAS EM DISCURSO PEDAGÓGICO

IPEL - DEPARTAMENTO DE LETRAS

VOLUME 4, NÚMERO 2

CALL FOR PAPERS

A revista Pesquisas em Discurso Pedagógico convida a todos a contribuir para seu próximo número. Nesse número cabem artigos sobre temas como ensino de produção de texto, ensino de produção oral, ensino e linguagem, interação em sala de aula, práticas pedagógicas, formação do professor e outros temas pertinentes ao contexto de ensino de línguas estrangeiras e de português como língua materna.

Estamos aceitando contribuições de diversos tipos, tais como: artigos de pesquisa inéditos, relatos de experiência em sala de aula, ensaios e resenhas.

Pedimos que nos enviem seus trabalhos até 30 setembro de 2006. Os mesmos estarão sendo recebidos pelo e-mail revistadoipel@let.puc-rio.br ou poderão ser entregues pessoalmente em disquete na Secretaria do Departamento de Letras, PUC-Rio. As normas para publicação dos trabalhos encontram-se abaixo.

Aguardaremos sua contribuição certos de que será valiosa para a discussão acadêmico-pedagógica proposta pela revista.



A comissão editorial

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

O IPEL deseja publicar artigos inéditos na área de ensino, escrito por professores da PUC-Rio, alunos e pesquisadores. Os artigos podem tratar de temas como: ensino de produção de texto, ensino de produção oral, ensino e linguagem, interação em sala de aula, práticas pedagógicas, formação do professor e outros temas pertinentes ao contexto de ensino de línguas estrangeiras e de português como língua materna. Os artigos podem ser escritos em português ou inglês.

  • Apresentação dos originais do artigo de pesquisa e resenhas:
    • Máximo de 7.000 palavras (incluindo notas e referências bibliográficas);
    • Arquivo em formato Word 6.0 ou superior - em disquete ou anexar à mensagem de e-mail para o endereço revistadoipel@let.puc-rio.br. Caso sua opção seja enviar por e-mail, não é necessária a apresentação em disquete.

  • Apresentação dos originais de ensaio e de relato de experiência em sala de aula:
    • Máximo de 3.000 palavras
    Os textos devem ser estruturados segundo as normas da APA (American Psychological Association), observando as especificações abaixo:
    • Título do trabalho: linguagem clara e sucinta;
    • Nome do autor: abaixo do título, seguido do nome da instituição de filiação do/a autor/a, na linha abaixo;
    • Resumo: em português, abaixo do nome da instituição, precedido da palavra "Resumo", não ultrapassando cinco linhas (máx. 150 palavras);
    • Palavras-chaves: abaixo do resumo, entre três e sete palavras em português, precedidas pelo termo "palavras-chaves";
    • Subtítulos: observar as normas da APA e as especificações abaixo:
      Subtítulo nível 5 - CAIXA ALTA E NEGRITO
      Subtítulo nível 1 - Primeira letra maiúscula e negrito
      Subtítulo nível 2 - Primeira letra maiúscula, itálico e negrito
      Subtítulo nível 3 - Primeira letra maiúscula e itálico
      Subtítulo nível 4 - Identado, primeira letra maiúscula e itálico;
    • Palavras e expressões estrangeiras, termos específicos, neologismos, títulos de livros e periódicos: emprego de itálico;
    • Destaque de palavras e expressões: emprego de negrito;
    • Títulos de artigos, filmes, obras de arte e citações em corpo de texto: emprego de "aspas duplas";
    • Entrelinhas: em espaço 1,5;
    • Citações:
      -    longas (mais de 40 palavras): devem ser identadas no texto, sem aspas;
      -    curtas: devem ser identificadas como tal ao longo do corpo do texto, entre aspas duplas;
    • Fonte:Times New Roman 12 para o corpo do texto e 10 para citações em parágrafo próprio;
    • Formato do papel: A4;
    • Citações bibliográficas:
      -    deverão ser indicadas em corpo de texto ou ao final de citação em parágrafo próprio (OBS: Não usar notas para bibliografia);
      -    usar 'et al.' Para mais de dois autores;
      -    usar as letras a, b, c etc para trabalhos distintos de um mesmo autor no mesmo ano;
      -    todas as referências deverão ser listadas em ordem alfabética ao final do artigo.
    • Referências bibliográficas:deverão ser apresentadas ao final do texto e deverão obedecer às seguintes normas:
      -    Livro:
      Fish, S. (1980) Is there a text in this class? The authority of interpretative communities. Cambridge, Mass.: Harvard UP.

      -    Livro editado (até 3 autores), quando não houver referência ao artigo:
      Arac, J., Godzich, W. & Martin, W. (eds.) (1983). The Yale critics deconstruction in America. Minneapolis: Minessota UP.

      -    Artigo em livro editado:
      Tarallo, F. (1993). Sobre a alegada origem crioula do português brasileiro. In I. Roberts & M. A. Kato (eds.) Português brasileiro: uma viagem diacronica 35-68.
      Campinas, SP: Editora da UNICAMP.

      -    Artigo em periódico (1 autor):
      Schimdt, S. J. (1990) What advertising can tell scholars of empirical aesthetics. Poetics, 19 (4), 389-204.

      -    Artigo em periódico (2 autores):
      Garnham, ª & Oakhill, J. (1992). Discourse processing and text representation from a "Mental Models" Perspective. Language and Cognitive Process, 7 (3/4), 193-204.

      -    Artigo com mais de três autores:
      De Villiers et al. (1979). Children's comprehension of relative clauses. Journal of Psycholinguistics Research, 5 (8) 499-518.

      -    Tese:
      Barbieri, T. J. (1996). Encenações do híbrido. Tese de doutorado inédita, PUC-Rio.

    • Nota autobiográfica: ao final do artigo (após referências bibliográficas), os autores devem encaminhar sua identificação (nome do artigo, nome do autor, instituição de vínculo e pequena nota autobiográfica - máx. 100 palavras) em resumo que não ultrapasse seis linhas. Também deverão estar indicados telefone/ fax e e-mail, para possíveis contatos;
    • Tabelas, gráficos, desenhos e quadros: devem estar anexados ao corpo do texto, seguido de um breve título descritivo para cada item gráfico;

Solicitamos observar cuidadosamente as normas de publicação acima indicadas.